quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Quais são os sintomas da Artrite Reumatoide?


A Artrite Reumatoide (AR) pode iniciar com apenas uma ou poucas articulações inchadas, quentes e dolorosas (artrite ou sinovite), geralmente acompanhada de rigidez para movimentá-las principalmente pela manhã e que pode durar horas até melhorar. Artrite corresponde à inflamação de algum dos componentes da estrutura articular (cartilagem articular, osso subcondral ou membrana sinovial).
Sinovite é a inflamação da membrana sinovial (que recobre a cápsula articular – que envolve a articulação – por dentro), e, geralmente, manifesta-se por vermelhidão, inchaço, calor, dificuldade de movimento e dor. O cansaço (fadiga) também é uma manifestação frequente.O quadro clínico mais visto é caracterizado por artrite nos dois lados do corpo, principalmente nas mãos, nos punhos e pés, que vai evoluindo para articulações maiores e mais centrais como cotovelos, ombros, tornozelos, joelhos e quadris.
As mãos são acometidas em praticamente todos os pacientes. A evolução é progressiva sem o tratamento adequado, e determinando desvios e deformidades decorrentes do afrouxamento ou da ruptura dos tendões e das erosões articulares. A AR pode levar a alterações em todas as estruturas das articulações, como ossos, cartilagens, cápsula articular, tendões, ligamentos e músculos que são os responsáveis pelo movimento articular. Dentre os achados tardios da AR e que levam à incapacidade física para as atividades do dia adia, podemos citar diversas alterações em diferentes juntas: 
– desvio ulnar dos dedos ou “dedos em ventania”:resultado de múltiplos fatores (ex. deslocamento dos tendões extensores dos dedos, subluxações das metacarpofalangeanas)
– deformidades em “pescoço de cisne”: hiperextensão das interfalangeanas proximais –IFPs - e flexão das distais - IFDs)
– deformidades em “botoeira”: flexão das IFPs e hiperextensão das IFDs)
– “mãos em dorso de camelo”: aumento de volume do punho e das articulações metacarpofalangeanas com atrofia interóssea
– joelhos valgos: desvio medial (“joelhos para dentro”)
– tornozelos valgos: eversão da articulação subtalar
– hálux valgo: desvio lateral do hálux (“dedão do pé”)
– “dedos em martelo”: hiperextensão das meta tarsofalangeanas e extensão das IFDs
– dedos em “crista de galo”: deslocamento dorsal das falanges proximais com exposição da cabeça dos metatarsianos
– pés planos: arco longitudinal achatado
O acometimento da coluna cervical com a subluxação atlanto-axial (deslocamento das primeiras vértebras da coluna cervical) pode ocasionar quadros mais graves. Geralmente, manifesta-se por dor que “caminha” para a região occipital (atrás da cabeça) e dificuldade para mexer o pescoço. A AR é uma doença que não atinge só as articulações, mas também pode inflamar os vasos, olhos, pulmões, o coração e sistema nervoso (manifestações extra-articulares). As manifestações extra-articulares correlacionam-se com pior prognóstico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO.

AVISO

Todos os textos contigos aqui, você pode encontrar no manual Cartilha de orientação de Artrite Reumatoide: Cartilha para pacientes.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO : Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia
Disponivel em: http://www.reumatologia.com.br/PDFs/Cartilha_artriteReumatoide.pdf

Pesquise no Blog

ANUNCIOS DO GOOGLE -CLIQUE AQUI E AJUDE A MANTER ESTE BLOG

Siga-me Aqui.