quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vamos entender: Artrite Reumatoide

1. O que é a artrite reumatoide? A Artrite Reumatoide é uma doença crônica, inflamatória, cuja principal característica é a inflamação das articulações (juntas), embora outros órgãos também possam estar comprometidos. A AR é uma doença autoimune, ou seja, é uma condição em que o sistema imunológico, que normalmente defende o nosso corpo de infecções (vírus e bactérias), passa a atacar o próprio organismo (no caso, o tecido que envolve as articulações, conhecido como sinóvia). A inflamação persistente das articulações, se não tratada de forma adequada, pode levar à destruição das juntas, o que ocasiona deformidades e limitações para o trabalho e para as atividades da vida diária. O tratamento adequado e precoce pode prevenir a ocorrência de deformidades e melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença. A Artrite Reumatoide acomete cerca de 1% da população. Qualquer pessoa, desde crianças até idosos, pode desenvolver a doença. No entanto, ela é mais comum em mulheres por volta dos 50 anos de idade. Pessoas com história de Artrite Reumatoide na família têm mais risco de desenvolver a doença.
  




Ás vezes fico triste, não por ter a doença mas por todas as vezes em que ela se manifesta, eu me sentir inutilizada. Ver minha mãe me carregando acabou comigo, e depois que casei essa função passou a meu marido, que me apoia e faz de tudo para me ajudar. Quando não estou com dor faço tudo que qualquer pessoa pode fazer, cuido da casa, lavo roupas mas toda atividade termina com as articulações das maos doloridas e avermelhadas e quando escrevo as articulações chegam a ficar feridas. Lembro que fui fazer a prova da faculdade e minhas mãos começaram a doer muito e parava e voltava a escrever quando dei por mim elas estavam feridas, nem terminei de fazer a prova. Resultado: amanhã terei que fazer a recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO.

AVISO

Todos os textos contigos aqui, você pode encontrar no manual Cartilha de orientação de Artrite Reumatoide: Cartilha para pacientes.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO : Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia
Disponivel em: http://www.reumatologia.com.br/PDFs/Cartilha_artriteReumatoide.pdf

Pesquise no Blog

ANUNCIOS DO GOOGLE -CLIQUE AQUI E AJUDE A MANTER ESTE BLOG

Siga-me Aqui.